Languages

Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos acontece no NR Coari, AM

Aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro 2012 a Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos no Núcleo Regional Coari, Amazonas, com participação de 12 alunos e pesquisadores do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (Universidade Federal do Amazonas - UFAM). O treinamento foi ministrado por Flávia Pezzini e Lívian Naman (PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados).

 

 
A oficina teve como objetivo principal orientar os pesquisadores sobre o processo de documentação, revisão, armazenamento e disponibilização de dados ecológicos, principalmente direcionado aos dados coletadados no módulo CAPMEDSOL, instalado no núcleo. O processo de construção de metadados, tabelas e relacionamento de tabelas foi abordado de forma detalhada, de acordo com o modelo adotado pelo repositório de dados do PPBio/CENBAM e PELD.
 
O evento foi financiado pelo INCT-CENBAM e pelo Núcleo Regional Coari, em parceria com o projeto ProSET, que tem como um dos principais objetivos o treinamento dos pesquisadores dos Núcleos Regionais PPBio no gerenciamento de dados de projetos ecológicos de longa duração.  
 
Outros Treinamentos
Essa oficina já aconteceu no NR Rondônia em maio desse ano e começa hoje, 08 de novembro, no NR Roraima, no Pronat na UFRR.
 
Veja mais fotos no álbum online do PPBio: