Languages

Pesquisadores do PPBio/CENBAM ministram curso em parceria com PPBio Mata Atlântica

Os pesquisadores William E. Magnusson e Albertina Lima do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e do Projeto de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), ministraram o curso de "Monitoramento da Biodiversidade em Parcelas RAPELD" e participaram da 1a Oficina do PPBio Mata Atlântica.

O curso e oficina foram realizados no Centro de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CEADS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Parque Estadual da Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ. No período de 29 de julho a 03 de agosto de 2013, para os participantes da Proposta de Rede de Pesquisa-Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio financiado pelo CNPq,  tendo como proposta de rede “A Mata Atlântica: ações para integrar pesquisas e instituições” sob a coordenação da Profa. Helena de Godoy Bergallo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição do Núcleo Executor da rede.

Participaram do curso, 28 pesquisadores, alunos e bolsistas do PPBio-Mata Atlântica dos núcleos regionais do sul (Paraná e Santa Catarina), sudeste (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e nordeste (Bahia e Pernambuco). Durante o curso foi enfatizado a importância da integração de pesquisas através de metodologias padronizadas RAPELD, o papel dos projetos de longa duração para a conservação da biodiversidade, a importância da documentação dos dados em fichas de metadados, dentre outros aspectos.

Durante o período, foi realizada a 1a Oficina da Rede PPBio Mata Atlântica, aproveitando a oportunidade da presença de todos os coordenadores dos núcleos: Dr. André Amorim da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – Núcleo NE), Dra. Cláudia Barros do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ – Núcleo RJ-ES), Dra. Márcia Marques da Universidade Federal do Paraná (UFPR - Núcleo PR) e Dr. Selvino Oliveira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Núcleo SC). Durante a oficina foram apresentados os núcleos, os locais onde estão ou serão instalados módulos e grades RAPELD e os participantes e suas respectivas linhas de pesquisa. Objetivos, metas e responsabilidades também foram tratadas durante a mesma. Não faltaram também momentos para troca de experiências, bate-papo e lazer.