Languages

PPBio/CENBAM promove tarde de palestras para a comunidade do Purupuru (Km 22) da BR-319 na Semana do Meio Ambiente

No dia 10/06/2010, durante a Semana do Meio Ambiente, o PPBio/CENBAM realizou uma tarde de palestras e atividades de sensibilização ambiental para alunos e professores da escola Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Souza da comunidade Purupuru (km 22) da BR-319.

Os pesquisadores Rafael de Fraga (INPA), Helena Aguiar (Programa de Conservção do Gavião-real) e Ricardo Romero (PPBio/CENBAM) palestraram sobre seus grupos de trabalho e sobre as atividades de pesquisa que serão executadas naquela área em função do módulo RAPELD instalado.

Os 49 alunos de 1a a 9a série puderam interagir com os pesquisadores, saber mais sobre ecologia de espécies da fauna e características que tornam a região biodiversa, além de compreender sobre as atividades de pesquisa que serão realizadas no módulo de pesquisas PPBio a partir dos próximos meses.

Veja mais fotos do evento no álbum online do PPBio.

A BR-319

No módulo do Km 22, assim como nos demais, estão previstos estudos de fauna e flora (inventários e monitoramento) e fazem parte do Projeto PRONEX (Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência), que instalou módulos com parcelas permanentes padronizadas distribuídas ao longo da BR-319. As parcelas da BR-319 têm como objetivo obter dados básicos sobre a distribuição da biodiversidade nesta área, que possam servir de base para o planejamento de uso da terra, monitoramento e avaliação dos impactos ambientais do asfaltamento da rodovia BR-319. O PPBio possui atualmente 13 módulos instalados ao longo da BR-319.