Languages

Oficina sobre coleta e documentação de dados biológicos é realizado no NR São Gabriel da Cachoeira

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), com apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), promoveram nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2013, a oficina de "Coleta, documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos" no NR São Gabriel da Cachoeira. 

Participaram da oficina cerca de 25 alunos das turmas de 1o e 2o ano do curso técnico em Meio Ambiente do IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira.

O objetivo da oficina ministrada pela bolsista Lívia Naman (PPBio/CENBAM - Manaus) foi apresentar aos alunos o processo de gerenciamento e documentação de dados desde a coleta até a sua disponibilização em repositório de dados públicos.

Durante a oficina foi realizado o treinamento e capacitação dos alunos sobre o processo de documentação, revisão, armazenamento e disponibilização de dados de levantamentos ecológicos. Foram criados os metadados e a tabela de dados, em seguida fomos a campo para coleta dos dados e posteriormente utilizamos o software morpho para documentação, armazenamento e disponibilização dos dados e metadados, de acordo com o modelo adotado pelo repositório de dados do PPBio/CENBAM. 

Esta oficina foi uma ação complementar aos cursos de "Monitoramento da biodiversidade em parcelas permanentes" e de "Instalação de Transectos e Parcelas Permanentes para Monitoramento da Biodiversidade" que já ocorreram no Núcleo, com missão de alinhar o NR São Gabriel da Cachoeira em relação à natureza do programa PPBio, aos protocolos de coleta de dados, a prática de instalação das parcelas permanentes e a disponibilização de dados. Além de proporcionar o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades e projetos em colaboração com IFAM, ICMBio e novos parceiros.

Para maiores informações sobre nosso sistema de armazenamento e disponibilização de dados, visite o nosso Repositório de dados online ou entre em contato conosco pelo e-mail: ppbio.inpa@gmail.com

Clique aqui para acessar o repositório de dados do PPBio.

Extras: