Languages

PPBio e PELD promovem Oficina de Monitoramento de Grupos-Alvo

Entre os dias 5 e 11 de março de 2012 aconteceu na Reserva Ducke em Manaus/AM a Oficina de Monitoramento de Grupos-Alvo oferecida pela equipe PELD-PPBio.

A oficina contou com 21 participantes, dentre eles, gestores ambientais e pesquisadores do IBAMA, IBRAM, ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre e UFAM Humaitá.
 
 
A oficina foi ministrada pelos pesquisadores Flávia Costa (PELD/PPBio), William Magnusson (PELD/PPBio), Pedro Ivo (PPBio), Fernanda Coelho (PPBio), Adriane Morais (PPBio), Fabio Rohe (WCS), Equipe de peixes - coordenada por Jansen Zuanon (Projeto Igarapés/PELD), Maria Aparecida (PPBio) ;Maria Carmozina (PPBio).
 
 
 
A Oficina de Monitoramento de Grupos-Alvo foi direcionada a técnicos, analistas e gestores de agências ambientais e teve como objetivo apresentar técnicas de amostragem e monitoramento para uma lista de grupos considerados Grupos-Alvo.Foram selecionados 5 grupos alvo para levantamento e monitoramento em módulos e grades RAPELD: samambaias, árvores comerciais, sapos, peixes e primatas. Estes alvos foram selecionados tendo como base as metas a serem monitoradas pelas agências ambientais dentro de programas de pesquisas em UCs, acompanhamento de atividades de concessão madeireira, acompanhamento das atividades de implementação e funcionamento de obras de infra-estrutura e outras que prevêem o monitoramento da biodiversidade. Foram abordados métodos de amostragem e monitoramento dos grupos-alvo, com as aulas teóricas e práticas realizadas na Reserva Florestal Adolpho Ducke.
 
Confira o material didático do curso aqui.
 
Assista os vídeos sobre monitoramento de Grupos-Alvo produzidos para auxiliar no curso.
 
 
Fotos de Jesus Rodrigues Domingos de Souza e Fernanda Coelho.