Languages

Novas oficinas sobre documentação de dados acontecem nos NRs Acre, Sinop e Sítio PELD

Três novas oficinas sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos, sendo duas em Núcleos Regionais PPBio e uma no Sítio PELD 5: Restingas e Lagoas Costeiras do Norte Fluminense (RJ), fecharam o ciclo de treinamentos de 2012.

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2012 aconteceu a Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos simultaneamente nos Núcleos Regionais Acre e Sinop (MT).

No NR Acre, a oficina contou com participação de 15 alunos e pesquisadores da Universidade Fedeal do Acre (UFAC), da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), do Instituto Federal do Acre (IFAC), da Embrapa e da Sema. O treinamento foi ministrado por Flávia Pezzini (PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados). No NR Sinop, a oficina contou com participação de 15 pessoas entre alunos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso e foi ministrado por Lívia Naman (PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados).

Oficina no Núcleo Regional Sinop

As oficinas tiveram como objetivo principal orientar os pesquisadores sobre o processo de documentação, revisão, armazenamento e disponibilização de dados ecológicos, principalmente direcionado aos dados coletados nos módulos instalados nos respectivos núcleos. O processo de construção de metadados, tabelas e relacionamento de tabelas foi abordado de forma detalhada, de acordo com o modelo adotado pelo repositório de dados do PPBio/CENBAM e PELD.

Os eventos foram financiados pelo INCT-CENBAM/PPBio em parceria com o projeto ProSET - CNPq, que tem como um dos principais objetivos o treinamento dos pesquisadores dos Núcleos Regionais PPBio no gerenciamento de dados de projetos ecológicos de longa duração. Essa oficina já aconteceu nos NRs Manaus, Rondônia, Coari e Roraima, fechando o ciclo de treinamentos para 2012 com Acre e Sinop. 

Oficina no Núcleo Regional Acre

Nos dias 11 e 12 dezembro de 2012 foi promovida pelo Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé (UFRJ Macaé), uma oficina de capacitação de integrantes da Rede de Sítios do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) sobre o processo de documentação, revisão, armazenamento e disponibilização de dados de levantamentos ecológicos para utilização de um Repositório Nacional de Dados em Biodiversidade (SiBBr).  

Representantes do Sítio 4 Mata Atlântica e Sistema Lacustre do Rio Doce (MG), Sítio 7 Banhado do Taim (RS), Sítio 19 Baía de Guanabara (RJ), Sítio 24 Floresta Nacional de Caxiuanã (PA), além do anfitrião, Sítio 5 Restingas e Lagoas costeiras do Norte Fluminense (RJ), foram orientados por Lívia Naman, bolsista PPBio/CENBAM/PELD, do Sítio 1 Floresta Amazônica – INPA/Manaus-AM, nos procedimentos de recepção, avaliação e processamento das informações resultantes das pesquisas realizadas em seus sítios. 
 
Oficina no PELD - Sítio 5 Restingas e Lagoas Costeiras do Norte Fluminense (RJ)
 
Veja mais fotos nos albuns online do PPBio: