Languages

PPBio/CENBAM e WCS Brasil realizam curso: Técnicas de campo para monitorar a biodiversidade e sócio-economia para projetos de conservação

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), em parceria com a Associação para Conservação da Vida Silvestre (Wildlife Conservation Society – WCS/Brasil) realizaram entre os dias 1 a 12 de outubro de 2014, o curso intensivo de"Monitoramento de áreas protegidas com perspectivas para a biodiversidade e socioeconomia: Técnicas de campo efetivas para avaliar as ações de manejo". O curso foi dividido em duas etapas, monitoramento da biodiversidade e monitoramento da socioeconomia .
 
A primeira semana, monitoramento da biodiversidade, foi realizada na Reserva Ducke, de 1 a 4 de outubro de 2014. O curso esteve a cargo da equipe do CENBAM com Willian Magnusson como professor principal, e Maria Aparecida de Freitas, Susan Aragón, Flavio Costa, Claudia Gemaque como auxiliares em partes especificas do curso e nas praticas de campo. Nesta etapa foram ensinadas técnicas e conceitos para monitorar elementos de biodiversidades, incluindo parcelas permanentes, transectos lineares, e análise de ocupância.
 
 
A segunda etapa, monitoramento da socioeconomia, foi realizada na RDS BioTupé, de 6 a 12 de outubro de 2014. Nesta etapa ministrada por Arika Virapongse e Karl Didier, com a participação de Nalini Moham (Basic Necessity Survey http://programs.wcs.org/Home/OurImpact/Livelihoods.aspx), Murilo Guimarães,  Guillermo Estupiñan, Camila Ferrara e Haroldo Nery  foram ensinadas técnicas para monitorar aspectos socioeconômicos de comunidades humanas, como entrevistas estruturadas e não estruturadas, e métodos participativos (e.g., mapeamento participativo).
 
 
Participaram do curso 17 pessoas, entre eles gestores de unidades de conservação, funcionarios de IBAMA, ICMBIO, CEUC, SEMMA, SEDUC, Instituto Euamazônia,  representantes da WCS Brasil, bolsistas PPBio/CENBAM e estudantes da pós-gradução do INPA, UFAM e UFRS.
 
Extras