Languages

Curso de instalação de módulos de pesquisa RAPELD é realizado no NR Santarém

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade Amazônia Ocidental (PPBio-Amoc) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM) realizaram na FLONA DO TAPAJÓS (sede do LBA), o curso de "Instalação de parcelas para monitoramento da Biodiversidade", que ocorreu entre os dias 02 a 06 de dezembro de 2013, no Núcleo Regional de Santarém.
 
O curso contou com cerca de 11 participantes, entre alunos e professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), comunitários da CONFLONA, representantes do LBA, ICMBio, Serviço Florestal e INCRA. O curso foi ministrado por Maria Aparecida de Freitas (INPA/PPBio/CENBAM) e Ana Sofia Sousa de Holanda (Bolsista PPBio/CENBAM).
 
No primeiro dia do curso a Bióloga Annelyse Rosenthal Figueiredo, o Prof. Dr. Rodrigo F. Fadini (UFOPA) e o Dr. Jorge Porto (LBA) apresentaram informações sobre a FLONA e os trabalhos que o PPBio/CENBAM/LBA estão realizando na área.
 
  
No decorrer do curso foi apresentado a filosofia do método RAPELD utilizado pelo PPBio/CENBAM como ferramenta para padronizar e monitorar estudos da biodiversidade. Os participantes aprenderam a utilizaram ferramentas como GPS e mapas para decidir onde instalar um módulo de pesquisa e como inserir e baixar dados no GPS. 
 
Técnicas para a abertura de trilhas utilizando ferramentas simples como bússola e trena, instalacão de parcelas terrestres de distribuição uniforme, parcelas aquáticas e ripárias utilizando clinômetro, trenas, bússola e o preenchimento de fichas de dados e metadados também foram abordados, assim como, técnicas para armazenar estas informações para serem disponibilizadas posteriormente.
 
 
Além desse curso, outros como o de "Estudo da Biodiversidade em Parcelas Permanentes" e "Ecologia de Campo", também já foram realizados no NR Santarém
 
Os cursos de capacitação têm a missão de alinhar o núcleo em relação à natureza do programa, aos protocolos de coleta de dados, a prática de instalação das parcelas permanentes e ao manejo e disponibilização dos dados, além de proporcionar o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades em colaboração com projetos parceiros. 
 
      
Aproveitando a viagem, Maria Aparecida de Freitas (INPA/PPBio/CENBAM) e Ana Sofia Sousa de Holanda (Bolsista PPBio/CENBAM) visitaram a APA de Alter do Chão onde existem parcelas de monitoramento de fogo, vegetação, aves, herpetofauna, entre outros estudos.
 
O objetivo desta visita foi a de verificar as condições destas parcelas para que possam ser reativadas. Durante a visita, entre 09 e 14 de dezembro de 2013, iniciaram um novo georreferenciamento nas parcelas das áreas de savanas, desta forma a UFOPA poderá orientar seus alunos para que realizem estudos voltados a biodiversidade no local.