Languages

Bolsista PPBio/CENBAM ministra Oficinas de gestão de dados no PPBio Mata Atlântica

Duas oficinas sobre "Documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos" foram realizadas no PPBio Mata Atlântica, nos núcleos regionais de Florianópolis (UFSC) e Curitiba (UFPR)

O PPBio Amazônia Ocidental, o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), juntamente com o Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Mata Atlântica (PPBioMA), promoveram nos dias 26 e 27 de maio de 2014, a “Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de Dados Ecológicos”, no Depto. de Ciências Biológicas da UFSC, em Florianópolis/SC. Participaram do curso 27 pessoas, entre eles 3 alunos de mestrado, 2 de doutorado, 5 bolsistas DTI do núcleo e outros participantes vinculados a instituições e projetos afins. Três pesquisadores da Rede Campos Sulinos (UFRG) também participaram do curso.

Nos dias 29 e 30 de Maio de 2014, a a mesma oficina foi ministrada no Depto. de Ciências Biológicas da UFPR, em Curitiba/PRO curso contou com 15 participantes, dentre eles 3 alunos de mestrado, 5 de doutorado, 1 bolsistas PPBio, 1 integrante da Rede Campos Sulinos, dentre outros participantes vinculados a instituições e projetos afins.

As oficinas foram ministradas pela bolsista Lívia Naman, do CENBAM/PPBio-Amazônia Ocidental, e tiveram como objetivo principal orientar os participantes sobre a utilização dos modelos e softwares de documentação, armazenamento e disponibilização de dados utilizados pelos repositórios de dados online do PPBio/PELDO treinamento abordou de forma detalhada como é o processo de construção de metadados, tabelas, relacionamento de tabelas, dentre outros assuntos relativos à documentação de dados biológicos de acordo com o modelo adotado pelo PPBio/PELD.

Para maiores informações sobre nosso sistema de armazenamento de dados, visite o nosso Repositório de dados online.