Languages

Curso de instalação de módulos de pesquisas RAPELD aconteceu no NR de São Gabriel da Cachoeira

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), com apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), ofereceram entre os dias 13 a 15 de  agosto de 2013, o curso de "Instalação de módulos de pesquisas RAPELD ", na área do IFAM de São Gabriel da Cachoeira e contou com a participação de 6 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, um técnico e dois professores. 
 
 
O objetivo do curso consistiu em apresentar o método RAPELD utilizado pelo PPBio/CENBAM como ferramenta para monitorar a biodiversidade. A proposta discutida com os pesquisadores PPBio/CENBAM e com os professores do IFAM-São Gabriel da Cachoeira, foi o de criar trilhas e parcelas didáticas onde a biodiversidade local pudesse ser monitorada ao longo do tempo e para o treinamento de novas turmas de alunos. 
 
  
 
O curso foi ministrado por  Maria Aparecida de Freitas (PPBio/CENBAM). Durante o curso os participantes aprenderam a usar ferramentas como o GPS e mapas para decidir onde e como instalar um módulo de pesquisa, as técnicas para a abertura de trilhas e parcelas terrestres de distribuição uniformes e como guardar estas informações.
 
 
Esta ação foi complementar ao curso de "Monitoramento da biodiversidade em parcelas permanentes", e servirá como base para a próxima etapa com a Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biologicos. Os cursos, oficinas, palestras e workshops terão como missão alinhar o NR São Gabriel da Cachoeira em relação à natureza do programa PPBio, aos protocolos de coleta de dados, a prática de instalação das parcelas permanentes, além de proporcionar o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades e projetos em colaboração com IFAM, ICMBio e novos parceiros.
 
 
Extras: