Languages

CENBAM realiza curso de Fotografia Científica Ambiental na Reserva Ducke

Aconteceu entre os dias 18 a 25 de agosto de 2014, na Reserva Florestal Adolpho Ducke em Manaus, o "I Curso de Fotografia Científica Ambiental"
 
O curso foi uma iniciativa do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) em conjunto com os professores Antonio Carlos de Freitas (Professor Associado do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes - UERJ), Marcia Moura Franco (Técnica do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes - UERJ, Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências - IBqM/UFRJ ) e o Dr. Artur Pedro Moes.
 
 
Participaram do curso 14 representantes dos núcleos regionais e núcleo executor com o objetivo de utilizar a fotografia científica como ferramenta para divulgação da biodiversidade. Tivemos também a participação especial de pesquisadores que estavam na reserva como a Flávia Pezzini, e de pesquisadores visitantes que de alguma forma tiveram uma participação bem especial como a Franca, garotinha de aproximadamente 9 anos que deu um banho de criatividade, a babá Adela Rivero e sua mãe a Dra. Marielos Pena-Claros da Universidade de Wageningen que aproveitaram momentos de pausas entre a pesquisa e o uso da ferramenta.
 
 
O curso contou com aulas teóricas e práticas. Todos os dias os participantes deveriam cumprir pautas relativas as técnicas observadas.
 
 
 
O produto da pauta era então apresentado por cada representante com discussões entre os participantes. Como produto final teremos os relatórios científicos com as ações que cada participante realizará em seu núcleo.  
 
 
Abaixo materiais do curso: