Languages

Estudo revela que condições hidrológicas locais explicam a composição de ervas de sub-bosque

Condições hidrológicais locais são determinantes para explicar a composição de ervas de sub-bosque em florestas de terra-fime do Interflúvio Purus-Madeira, na Amazônia central. O recente artigo publicado na Biotropica pelo ex-aluno de mestrado do INPA Gabriel Moulatlet em colaboracão com pesquisadores do INPA e do INPE analisou a composição florística de 88 parcelas do PPBio/CENBAM ao longo da BR-319 e os fatores que determinam tal composição. 
 
Dentre os fatores analisados, as condições hidrológicas locais foram mais importantes do que os nutrientes do solo ou do que a precipitação para explicar a composição de plantas.
 
Outra novidade foi a maneira como os pesquisadores calcularam as condições hidrológicas locais de cada parcela. Essa variável foi obtida através do cálculo da distância vertical à drenagem mais próxima (HAND), cujo produto indica o potencial de drenagem de cada parcela ou a distância delas ao lençol freático. 
 
Mapa das parcelas e foto de uma parcela.
 
Diante da heterogeneidade de ambientes encontrados ao longo da BR-319, foram testados 18 diferentes limiares de HAND para determinar as condições hidrológicas. Esses limiares são usados para definir diferentes densidades da rede de drenagem para a área. Cada limiar foi utilizado para produzir diferentes mapas das condições hidrológicas locais. Os metadados desses descritores ambientais podem ser encontrados no formato de um datapaper atualmente em discussão no jornal Earth System Science Data e todos os dados já estão disponíveis no repositório de dados do PPBio.
 
Os resultados demostram a importância das condições hidrológicas para prever a composição de plantas de sub-bosque. Assim, o planejamento de áreas para conservacão deve incluir ambientes com diferentes condições hidrológicas e que possam abrigar uma alta diversidade de espécies de plantas de sub-bosque, ainda mais diante de possíveis cenários de mudancas climáticas para a Amazônia.
 

Referências:

MOULATLET, G. M., COSTA, F. R. C., RENNÓ, C. D., EMILIO, T., SCHIETTI, J. 2014. Local Hydrological Conditions Explain Floristic Composition in Lowland Amazonian Forests. Biotropica, 46: 395–403. doi: 10.1111/btp.12117. disponível online
 
MOULATLET, G. M., RENNÓ, C. D., COSTA, F. R. C., EMILIO, T., SCHIETTI, J. 2014. Mapping hydrological environments in central Amazonia: ground validation and surface model based on SRTM DEM data corrected for deforestation. Earth Syst. Sci. Data Discuss., 7: 441-456. doi:10.5194/essdd-7-441-2014, 2014. disponível online