Languages

I Oficina: O Estudo da Biodiversidade em Parcelas Permanentes acontece em Santarém

O Projeto Cenários para Amazônia: Clima, Biodiversidade e Uso da Terra e o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em conjunto com o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), ofereceram a "I Oficina: O Estudo da Biodiversidade em Parcelas Permanentes". A oficina foi realizada entre os dias 03 e 05 de maio de 2012 na UFOPA em Santarém.
 
 
A oficina contou com cerca de 50 participantes, dentre eles, estudantes de graduação e pós graduação, professores, pesquisadores, bolsistas e gestores ambientais do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro(SFB). A oficina foi ministrada pelos pesquisadores William Magnusson (PPBio), Albertina Lima Pimentel (PPBio), Fernanda Coelho (PPBio), Adriane Morais (PPBio) e Rafael Leitão (Igarapés) e foi organizada pelas bolsistas Annelyse R. Figueiredo, Cecília Carvalho(Cenários) e professor Rodrigo Fadini (UFOPA).
 
A oficina teve como objetivo apresentar a filosofia e aplicação do método RAPELD, aplicações do método para tomada de decisões, mostrar alguns dos resultados encontrados nos módulos e grades RAPELD, além de apresentar técnicas de amostragem e monitoramento para uma lista de grupos considerados Grupos-Alvo. Os alvos selecionados: samambaias, árvores de interesse comercial, sapos, peixes e primatas foram escolhidos a fim de atender as metas a serem monitoradas pelas agências ambientais.
 
 
No dia 05 foi feita uma visita a uma trilha e parcela de um dos módulos RAPELD já instalado na FLONA do Tapajós. A aula pratica propiciou aos participantes a oportunidade de acompanhar o protocolo de levantamento e monitoramento para cada um dos grupos abordados.
 
Veja todas as imagens da Oficina no album online do PPBio. Crédito das fotos: Annelyse Figueiredo e William Magnusson.