Languages

Pesquisa com epífitas na Reserva Ducke é destaque na revista Journal of Vegetation Science

Artigo Boelter e Colaboradores foi capa da revista com uma foto do trabalho de campo realizado na reserva Ducke
 
 
As epífitas vasculares são plantas que germinam sobre outras plantas (geralmente uma árvore hospedeira) e podem completar parte ou todo seu ciclo de vida sem parasitá-la.
 
Neste estudo, investigamos a importância das características da árvore hospedeira e de condições do solo na distribuição de mais de 120 espécies deste grupo. Para isso, mais de 20 mil epífitas foram registradas em 300 árvores na grade do Programa de Pesquisas em Biodiversidade da Reserva Ducke, Manaus.
 
Áreas com solos férteis (maior concentração de fósforo) apresentaram um número maior de espécies do que áreas pobres em nutrientes. Além disso, certas espécies de epífitas foram particularmente abundantes em áreas ricas em nutrientes, especialmente aquelas que germinam no solo (nomadic vines). Epífitas que completam seu ciclo de vida inteiramente na planta hospedeira apresentaram grande especificidade com o hospedeiro e associação com características do solo onde a árvore hospedeira se encontra.
 
Entretanto, a maioria das espécies de epífitas não mostrou especificidade para a textura da casca do hospedeiro, indicando que outras características das árvores hospedeiras, como arquitetura e capacidade da casca em reter água podem ter maior influência sobre as epífitas vasculares.
 
Referência do artigo:
BOELTER, C. R., DAMBROS, C. S., NASCIMENTO, H. M., ZARTMAN, C. E. 2014. A tangled web in tropical tree-tops: effects of edaphic variation, neighbourhood phorophyte composition and bark characteristics on epiphytes in a central Amazonian forest. Journal of Vegetation Science. DOI: 10.1111/jvs.12154. disponível online