Languages

Estudo em módulos RAPELD mostra que o Rio Madeira afeta a distribuição de anfíbios anuros

A história biogeográfica e as interações ecológicas atuais têm sido normalmente tratadas de forma separada para explicar padrões de distribuição espacial da diversidade.

Em recente artigo intitulado “A Matter of Scale: Historical and Environmental Factors Structure Anuran Assemblages from the Upper Madeira River, Amazonia” publicado na revista Biotropica, pesquisadores do INCT CENBAM avaliaram de forma integrada os efeitos de fatores biogeográficos e ambientais na estruturação de assembleias de anfíbios anuros diurnos do alto Rio Madeira, sudoeste da Amazônia.

Os autores encontraram que tanto elementos históricos, em escala regional, como fatores ambientais, em escala local, moldaram a ocorrência e distribuição de espécies de anuros na área de estudo. “Até o momento, estudos que apontavam o efeito de rios amazônicos como barreiras biogeográficas investigavam variação genotípica e fenotípica entre indivíduos dentro de uma espécie de anfíbio.

O diferencial deste estudo é demonstrar essa teoria em nível de assebleia” explica Igor Kaefer, orientador da dissertação de Mestrado de Randolpho Dias Terceiro (PPG Ecologia – INPA), a qual deu origem à publicação.

Para acessar o artigo acesse http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/btp.12197/abstract