Languages

Aconteceu em Manaus o II Simpósio CENBAM/PPBio Amazônia Ocidental

O II Simpósio CENBAM/PPBio Amazônia Ocidental ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013, no Paiol da Cultura, no Bosque da Ciência - INPA

O evento teve por objetivo apresentar os principais resultados do núcleo executor e dos 11 núcleos regionais participantes, alem de discutir e estabelecer metas para o próximo ano de prorrogação do CENBAM e para a possibilidade de um próximo edital.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, dentre representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (Rodrigo Braga), Fundação de defesa da biosfera, da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Amazonas, coordenadores e representantes do núcleo executor e de cada um dos 11 núcleos regionais: Rio Branco-Acre, Macapá-Amapá, Coari-Amazonas, Humaitá-Amazonas, Manaus-Amazonas, Porto Velho-Rondônia, Boa Vista- Roraima, Santarém- Pará, São Gabriel da Cachoeira-Amazonas, Sinop-Mato Grosso e Tefé-Amazonas, além de alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).

O primeiro dia (27/11) e a parte da manhã do segundo dia (28/11) foram abertos ao público em geral. O dia 27 foi destinado a apresentação do coordenador do núcleo executor e dos coordenadores dos núcleos regionais.

Nas apresentações foram mostradas as historias de cada um dos núcleos regionais, equipe envolvida no projeto, os dados coletados em cada um dos NR`s, produção cientifica, potencial de recurso humano formado, interação com ensino fundamental, médio e superior, interações com o setor produtivo, principais dificuldades encontradas e estabelecimento de metas futuras.

Seguem as apresentações dos núcleos executor e regionais:

Núcleo Executor

NR Acre

NR Amapá

NR Coari

NR Humaitá

NR Manaus

NR Rondônia

NR Roraima

NR Santarém

NR São Gabriel da Cachoeira

NR Sinop

NR Tefé

A parte da manha do segundo dia (28/11/13) foi reservada a apresentação de trabalhos em formato de banners. Foram apresentados 164 pôsteres que contemplaram diversas áreas do conhecimento, as temáticas foram divididas em abióticos, coleções, fauna, flora, fungos e micro-organismos.

A apresentação dos trabalhos de forma expositiva mostrou os resultados de pesquisa de diversos núcleos regionais: Acre (10), Amapá (2), Coari (12), Humaitá (5), Manaus (46), Rondônia (18), Roraima (32), Santarém (1), Sinop (38). Apenas os NR`s São Gabriel da Cachoeira e Tefé que concluíram a instalação da infraestrutura de pesquisa, trilhas, parcelas e acampamentos recentemente, ainda não obtiveram resultados.

Os banners estão disponibilizados por área em arquivo PDF:

ABIÓTICOS

COLEÇÕES

FAUNA - PARTE 1

FAUNA - PARTE 2

FAUNA - PARTE 3

FAUNA - PARTE 4

Os resumos dos trabalhos apresentados estão disponíveis nos Anais do II Simpósio CENBAM/PPBio Amazônia Ocidental.

O inicio da tarde do segundo dia de simpósio foi destinado à apresentação da prestação de contas feita pela representante da Fundação de Defesa da Biosfera (FDB), Ângela Maria P. de Lima.

Foram apresentadas as rubricas por metas e aberto um espaço para discutir o destino do recurso restante, visto que ainda durante a primeira fase do INCT será possível á prorrogação por mais um ano de projeto, com vencimento para dezembro de 2014.

O terceiro dia foi marcado pela discussão de novas propostas e aprimoramento das etapas para uma segunda fase do INCT e planejamento das atividades para o período de prorrogação concedido pelas agencias financiadoras CNPq e FAPEAM.

Nesta etapa foi ressaltada a importância do INCT na capacitação de recursos humanos e a necessidade de acelerar e aprimorar o processo de produção científica, para tanto, foram propostos workshops organizados por temas: vegetação, vertebrados, invertebrados e micro-organismos, para auxiliar a publicação de artigos pelos núcleos, alem de propiciar a formação de redes de pesquisas por temas com a vantagem de coletas padronizadas.

Para saber com mais detalhes o que foi discutido durante o evento acesse o relatório do II Simpósio CENBAM/PPBio Amazônia Ocidental.

 

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS TIRADAS DURANTE O EVENTO