Languages

Oficina sobre Gerenciamento de Dados de Projetos Ecológicos acontece em Diamantina-MG

Entre os dias 1 e 3 de agosto de 2012 aconteceu na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, a Oficina sobre Gerenciamento de Dados de Projetos Ecológicos. 

A oficina contou com 15 participantes, dentre estes pesquisadores e alunos da UFVJM e pesquisadores do Instituto Biotrópicos e foi ministrada pela pesquisadora Flávia Pezzini (PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados). Seu objetivo foi treinar os participantes no uso de ferramentas e técnicas para gestão de metadados, além de apresentar a lógica da pesquisa em rede e do uso de módulos de pesquisa de longa duração. 

A oficina contou com uma saída de campo para o módulo RAPELD recém-instalado no Parque Estadual do Rio Preto, MG, onde tiveram uma prática sobre medidas de variáveis abióticas (coleta de solo, inclinação, serrapilheira) e georeferenciamento das parcelas (azimutes e coordenadas) e aula sobre medidas de variáveis bióticas.

Veja as fotos da Oficina no álbum online do PPBio.

Instituto Biotrópicos e Rede ComCerrado

O Instituto Biotrópicos é uma organização não governamental fundada em Minas Gerais, Brasil, em setembro de 2003 que realiza pesquisas na região da Serra do Espinhaço e no norte de Minas Gerais e desde 2010 é Núcleo Regional da Rede ComCerrado, juntamente com a Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Os dados coletados pelos 8 Núcleos Regionais da rede serão armazenados no mesmo sistema de repositório de dados adotado pelo PPBio e sítios PELD.

Saiba mais sobre a Biotrópicos: 

Site: http://www.biotropicos.org.br/

Nas redes sociais: www.facebook.com/biotropicos

E também no Youtube: www.youtube.com/biotropicos
 
 
Veja também: