Simpósio Extraordinário “Evolução Biológica e Biogeografia: Artrópodes como Modelo de Estudos”

No dia 16 de maio de 2012, no auditório da Casa da Ciência do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), aconteceu durante toda a tarde o Simpósio “Evolução biológica e biogeografia: Artrópodes como modelo de estudos”. O simpósio é uma iniciativa da bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dra Ana Lúcia Tourinho com auxílio de Dr. José Luís Campana Camargo, coordenador científico do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF).

 
O evento contou com a participação dos pesquisadores convidados Dr Gonzalo Giribet, professor de biologia molecular e evolutiva da Universidade de Harvard (EUA); Dr Gustavo Hormiga, professor Ruth Weintraub de sistemática e biologia de aranhas da Universidade George Washington (EUA) e seus estudantes de doutorado Ligia Benavides, Jesus Ballesteros e MSc.Thiago Moreira. Os pesquisadores convidados vieram através da parceria estabelecida em 2009 via CENBAM e PPBio, e atualmente são colaboradores em dois projetos de pesquisa para a coleta, estudos taxonômicos, moleculares e biogeográficos de aracnídeos no  Brasil, um deles recentemente aprovado através do Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES coordenado pela Dra. Ana Lúcia Tourinho e o outro financiado pela National Geographic e Coordenado pelo Dr. Gonzalo Giribet.
 
O simpósio ocorreu durante toda a tarde, e oito pelaestras foram apresentadas sobre os trabalhos em andamento e seu impactio para a ciência. Além da participação da Dra. Ana Lúcia Tourinho, e convidados os seus alunos Lidianne Salvatierra, aluna de doutorado,  Larissa Lança e Willians Porto, alunos de mestrado da Pós-graduação em Entomologia do INPA também apresentaram trabalhos de seus resultados.